Se quiser para a Radio clique nela com o botão direito do Mouse e clique Parar!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Que comecem os Debates!!!

Então senhoras e senhoritas para o inicio de nossas atividades “aforisticas” postarei uma frase do nosso amigo Horace Walpole, aristocrata e romancista inglês de meados do séc. XVI: 

“a vida é uma comédia para os que pensam e uma tragédia para os que sentem”.

A partir de agora, que comecem os jogos, ou melhor, os Debates!!!

9 comentários:

  1. Na verdade, a tragédia é só uma comédia que veio mais cedo...

    Você olha, vive, pensa, erra, volta e não aprende, a solução? Para alguns, sorrir, para outros, dormir...mas para mim, insistir, duvidar...talvez desistir, cogitar, apenas ser, existir!

    ResponderExcluir
  2. Pra quem pensa acaba se tornando uma comédia, você viaja, pensa e "olha" apenas de longe, sem sentir o que acontece.

    Pra quem sente, sabe o que acontece, tá por perto, acaba tocando e vendo que aquilo que parecia uma comédia quando ele estava longe, é, na verdade, uma tragédia pois agora conseguiu sentir de verdade o que acontece.

    Tô tonto, demorei 15 min pra pensar em algo e só consegui nisso. Grande Abraço

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, vamos então refletir um pouco sobre essa frase: A vida é uma comédia para os que PENSAM e uma tragédia para os que SENTEM. Primeiramente, devemos observar, que essa frase, segundo nosso caro Diego mencionou, foi lançada ao ar em meados do século XVI, ou seja, em pleno Renascimento. A comédia e a tragédia a que esse autor se refere é, na verdade, uma simples alusão ao teatro da Grécia Antiga, já que o Reascimento foi esse ressurgimento da razão e dos ideias greco-romanos, a grosso modo.
    Ora, como durante toda a idade média o pensamento humano ficou quase que estático, com algumas poucas exceções, durante o Renascimento então o PENSAR tornou-se uma ferramenta mais forte, pois o homem se liberta dos grilhões da ignorância oferecida na idade das trevas. Visto desse prisma, a vida nada mais seria do que uma comédia para os que pensam e realmente uma tragédia para os que sentem, para os que nao vêem senão à frente do seu nariz, para os que aceitam como calangos a tudo que lhe é imposto(tal qual a igreja católica na idade média), para os que nao se submetem ao simples exercicio de pensar, ponderar, duvidar, refletir...Para concluir, essa frase, trazida aos dias atuais, ao nosso século XXI, resumiria bem este princípio: Atenção aos seus pensamentos, pois eles se tornarão suas palavras; Atenção às suas palavras, pois elas se tornarão seus atos; Atenção aos seus atos, pois eles se tornarão seus costumes; Atenção aos seus costumes, pois eles se tornarão a sua personalidade; Atenção à sua personalidade, pois ela tornar-se-á sua vida !
    Tratem portanto de pensar positivo, meus caros amigos, para que vossas vidas sorriam na comédia do teatro da vida!!!

    ResponderExcluir
  4. Como o Phylipi citou, o Renascentismo é um resgate ao pensamento greco-romano, e essa frase em especial remete a corrente filosófica grega do Cinismo, do filósofo Antístenes, que defendia a conquista da virtude moral atravéz da negação do superfluo, e essa negação era feita pela maioria dos seguidores dessa corrente pela ridicularização do superfluo e de seus dependentes, ou seja, para eles, que pensavam, a tragédia da vida diária das pessoas que se escravizavam no trabalho para adquirir coisas das quais não precisavam, ou seja, para os que viviam aquilo, sentiam aquilo, era uma tragédia, mas para os que lhes observavam e pensavam, uma piada.

    ResponderExcluir
  5. Altamente informativo e fonte de conhecimento os comentários acima. Eu não fazia idéia de que essa frase se referia a tudo isso que foi citado pelo phylipi e pelo Romualdo.

    Mas vamos ao objetivo do blog, que é cada dar sua idéia da frase postada.
    Na verdade, no meu caso em particular, essa frase está inversa. Pra exemplificar o que quero dizer vou citar um cara que é um grande ídolo pra mim e que, de fato, foi uma das cabeças mais pensantes da história recente e da música desse país: Raul Seixas.

    Certa vez li num livro sobre o Raul que ele julgava que muito de suas angústias e aflições vinha de sua grande capacidade e amplitude de pensamentos, de sua inteligência.
    No livro, o autor diz que o Raul costumava se olhar no espelho e dizer: "queria ser burro, não sofria tanto".

    Ou seja, de tanto pensar, sobre a vida, a sociedade, o ser humano e suas dúvidas e incertezas, filosofia, religão e Deus, era que o Raulzito tinha tantas angústias, que, quem connhece sabe, foi a grande inspiração e base para a maioria das canções que compõem sua obra.

    Falando particularmente de mim: se eu não pensasse tanto não teria tantos fantasmas, aí está o motivo pelo qual falei que a frase, no meu caso em particular, está inversa.

    ResponderExcluir
  6. Brilhantemente esplêndido, adorei todos os comentários nesse nosso primeiro debate, apesar da diferença de estilos todos se saíram muito bem em seus comentários.

    Senhores eu escolhi esta frase por que tenho como objetivo levar todos os leitores a uma viagem filosófica. Para embarcar nessa viagem é necessário ter o passaporte da leitura, o mapa da interpretação e o sonho da loucura para que daí todos juntos possamos alçar voou com destino ao Filosofar (investigação crítica e racional dos princípios).
    Como já foi dito, o nosso amigo Horace Walpole viveu na época do “Renascimento”, período este da história que tem por objetivo resgatar o pensamento Grego. Todavia a frase “a vida é uma comédia para os que pensam e uma tragédia para os que sentem” não trata de todo “O Pensamento Grego”, mas de somente de 2 (dois) elementos, que são: a Comédia e a Tragédia.

    A Tragédia é o gênero mais antigo, cujos temas eram oriundos da religião ou da saga dos heróis. A maioria das tragédias retrata a queda de um herói, muitas vezes atribuída à sua arrogância.

    A Comédia passou a se tornar conhecida meio século depois da Tragédia, Na comédia a mensagem dada assumia uma importância maior que na tragédia, pois se verificava uma maior interatividade com o público, já que os atores dialogavam com este. Com isso a Comédia se caracterizou pela crítica: aos governantes, à educação dada aos sofistas e a guerra.

    Com isso, podemos perceber que quando o autor nos traz a idéia de que a vida é uma comédia para os que pensam isso se deve ao fato de que os que pensam são os que fazem críticas aos governantes, à educação e a sociedade como um todo, enquanto que os que sentem são os que vivem tragicamente sem criticar, “tangidos como rebanho” pela religião ou pela política.

    Espero que tenham gostado do “destrinchamento” do nosso primeiro Aforismo, e que continue os Debates...

    ResponderExcluir
  7. Agora um detalhe: se pegarmos a frase e colocarmos fora do contexto, o Antonio Carlos tem toda razão quando diz que o inverso dela também pode ser verdadeiro.

    ResponderExcluir
  8. Mais ainda insisto, que a comédia é uma tragédia que veio primeiro!! hahahaha...
    A gente sente, depois é que vai pensar...no que sente! Enfim, se eu fosse continuar, entraria numa cirande de pedra, ou um ciclo vicioso...

    É isso, meu primo, instigando essa galera a pensar "conscientemente"...nosso trupé tá virando CULT! hahhaha...

    Parafraseando Johnnie Walker...
    "Keep writing.." and you NEVER DIE!!!!
    I love You, meu gordinhuuu!! =D

    ResponderExcluir
  9. Olha pequena se tu disser que a comédia é igual a tragédia (e ainda mais que veio primeiro) de novo eu vou cortar o teu saco.

    ResponderExcluir